Páginas

quarta-feira, 13 de março de 2013




Um Olhar para a Formação Docente
 
 
 


O estágio tem como objetivo a pratica pedagógica, visando a preparação do aluno para o ambiente profissional. Quando se tem a possibilidade de colocar em pratica tudo aquilo que foi e esta sendo visto no decorrer do curso.
O futuro profissional passa ter contato com as diferentes realidades sociais, econômicas e culturais, proporcionando vivência e experiências que permita desenvolver uma consciência crítica e a capacidade de compreender a realidade e interferir sobre ela.
O texto Formação continuada de professores: qual o lugar das crianças? Nos  permite uma reflexão significativa no que diz respeito ao processo de formação do professor, uma vez que existe um individuo ativo dentro do processo ensino-aprendizagem, precisamos cada vez mais buscar uma qualificação. Durante o processo de formação continua, o professor terá a oportunidade de construir e reconstruir a aprendizagem que se faz presente em sua profissão.
O professor deverá ter um perfil critico, de suas próprias ações e daquelas que os cerca. As transformações são intensas e é necessário acompanharmos para que possamos ter a oportunidade de refletir e colaborar de forma cada vez mais consciente da construção do conhecimento dos alunos.
Podemos perceber o quanto é importante estarmos atualizados e termos primeiro o conhecimento daquilo que é considerado o desenvolvimento normal, o quanto é necessário o estimulo e a troca de experiências com outros profissionais, mas também a troca com os nossos próprios alunos. Não podemos colaborar para o desenvolvimento de “robôs” mais sim de seres humanos (professores e alunos) pensantes e ativos em suas ações.
Le Boulch menciona que a educação psicomotora é uma preparação para a vida das crianças:
A educação psicomotora na idade escolar deve ser antes de tudo, uma experiência ativa de confrontação com o meio. Dessa maneira, esse ensino segue uma perspectiva de uma verdadeira preparação para a vida que se deve inscrever no papel de escola, e os métodos pedagógicos renovados devem, por conseguinte, tender a ajudar a criança a desenvolver-se da melhor maneira possível, a tirar o melhor partido de todos os seus recursos, preparando para a vida social. (LE BOULCH, 1984, p. 24)
A psicomotricidade possibilita o individuo uma maior interação com o meio, favorece o desenvolvimento não só físico, mas consequentemente afetivo e cognitivo.
Durante o período de estagio, é importante termos um olhar critico e buscar sempre informações e conhecimentos sobre aquilo que esta sendo trabalhado, dito, planejado ou realizado pelo profissional. Dentro de um processo ético e respeitando o Ser Humano que ali está, refletindo e construindo os seus conhecimentos e argumentos para uma formação  profissional  com o objetivo de troca e novos aprendizados ,dentro da realidade que cada um envolvido possa colaborar e participar no desenvolvimento de um mundo melhor com cidadãos críticos e reflexivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário