Páginas

quarta-feira, 27 de março de 2013

Refletindo uma Educação Humanizada



REFLETINDO UMA EDUCAÇÃO HUMANIZADA


Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade.


                               “As escolas são formas sociais que ampliam as capacidades humanas, a fim de habitar as pessoas a intervir na formação de suas próprias subjetividades e serem capazes de exercer poder, com vistas a transformar as condições ideológicas e materiais de dominação em práticas que promovam o fortalecimento do poder social e demonstrem as possibilidades de democracia” (Giroux, 2001, p. 95).

O currículo escolar precisa estar voltado para o contexto sociocultural dos alunos, reconhecendo as diversidades e os conhecimentos já existentes.  Os seres humanos têm diferenças éticas, sociais, afetivas, religiosas... E estão em constante transformação.  É importante entender que para DIALOGAR com este ser é necessário problematizar tais contextos, buscando significados, novos conhecimentos e ampliando o caminho para novas experiências.
  
O ser humano sempre quer SER MAIS. O ser humano é, SENDO. Tem esperança e a certeza que sempre será MAIS. Um ser criativo e capaz de realizar transformações, um ser transitivo, em movimento. 
É necessário ressignificar a ação curricular: reconhecendo essas diferenças, respeitando a voz do educando e trazendo para o currículo a cultura popular. Os alunos chegam à escola com leitura de mundo, uma cultura, uma identidade. É preciso pensar no ser humano como um TODO e que tem necessidades. Quanto mais a escola tem contato com a diversidade, vários problemas poderão ser solucionados. É importante pensar em um ensino contextualizador, onde todos receberão o conhecimento, respeitando a individualidade, sua história, potencialidade e habilidades.

Somente assim, teremos uma educação verdadeiramente libertadora, com seres ativos, críticos, participativos, justos e felizes.





Nenhum comentário:

Postar um comentário